sábado, 1 de setembro de 2007

Web Mobile TechWeek dia 1 parte II

Vou colocar alguns números passados na apresentação do Lauro Kozovitz sobre Mercado de Jogos.
Na Coréia, 26% da receita das empresas de celular deve-se a funcionalidades não-voz, como jogos, aplicativos multimídia, sms. No Brasil, esse número é de 4%, o que mostra um alto grau de imaturidade e muito campo para crescer. Um outro dado interessante é que no Brasil há aproximadamente 110 milhões de celulares, muito mais do que o de PC's. Na apresentação, ele aponta o mercado móvel como sendo muito mais promissor e mais segmentado do que o de desktops, sendo uma grande oportunidade de negócio, especialmente o de jogos.
Em se tratando de jogos, o custo de desenvolvimento é de cerca de R$ 30.000,00 e o grande filé migon são os jogos multiplayer, em que as palavras-chave são: comunidades, fidelização e assinatura mensal. Aqui vão números deste mercado mundial:
  1. Everquest: 460.000 usuários
  2. Lineage: 4 milhões de usuários a US$ 19 ao mês
  3. World of Warcraft: 7 milhões de usuários
Sobre as tecnologias de desenvolvimento móvel, ele citou:
  1. JME: aprox. 2 bilhões de aparelhos, GSM
  2. Brew: tecnologia CDMA, alto custo, 10% do mercado
  3. Symbian: mais de 250 milhões de aparelhos; complexa
  4. Windows Mobile: fácil
  5. Outras: Flash Lite (subconjunto do flash), Tiny SVG, Python, C++
A estimativa é que em 2009, o tamanho do mercado de jogos pra celular seja de 6,7 bilhões de euros.

Casos de sucesso, segundo ele:
  1. Senhor da Guerra; usa SMS; empresa nTime
  2. ChatTV; usa SMS; empresa nTime
  3. AirAttack
O senhor da guerra é extramamente simples. O usuário envia para o servidor um texto contendo a sua estratégia de ataque. X bombas, Y misseis, Z soldados. Um outro usuário envia a sua estratégia e o servidor então envia o resultados aos jogadores e o vencedor é promovido na hierarquia. Simples, e que gera um bom rendimento à operador e à empresa que o desenvolveu.

Ele divulgou o seu site sobre jogos: http://www.jogos.etc.br

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