Como funciona? Por meio de um arquivo XML, define-se a estrutura gráfica de componentes bem como seus comportamentos e animações. É bom dizer que ferramentas como o Adobe Illustrator, Bitware Mobile Design (pro caso do Tiny SVG) geram e convertem imagens no XML do SVG. O engine então interpreta o XML, gerando a árvore DOM da estrutura gráfica da tela e renderiza-a.
Vantagens:
- Separação entre GUI e código da aplicação
- Simplicidade
- Universalidade
- Flexibilidade
É claro que para usar o SVG para desenvolvimento web, precisaríamos criar uma camada para abstrair o mapeamento estruturas gráficas vetoriais <=> componentes web de tela.
Se é que já não existe.
A simplicidade deve-se ao uso do XML, uma merreca de arquivo texto que qualquer notepad abre.
Sendo um padrão W3C, a portabilidade é algo natural e inerente a todos os componentes SVGs.
Uma característica muito fera dessa tecnologia é que o posicionamento dos componentes gráficos na tela não é absoluto, possibilitando que uma mesma tela seja redimensionada automaticamente com a variação das dimensões de tela, algo extremamente necessária no desenvolvimento para celular. Neste caso, tem-se uma API em Java (JSR 226) que especifica um subconjunto do padrão SVG, a qual muitos celulares hoje em dia implementam.
A riqueza gráfica conseguida com esta tecnologia, principalmente no mundo ME, é infinitamente superior ao do MIDP, coitado.
Um comentário:
Só pra deixar os parabens, to acompanhando.
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