sábado, 1 de setembro de 2007

Web Mobile TechWeek dia 1 - SVG

Uma tecnologia a que fui apresentado e que me surpreendeu pela simplicidade e flexibilidade é o SVG, que é uma especificação W3C de um engine gráfico baseado em matemática vetorial e matricial.
Como funciona? Por meio de um arquivo XML, define-se a estrutura gráfica de componentes bem como seus comportamentos e animações. É bom dizer que ferramentas como o Adobe Illustrator, Bitware Mobile Design (pro caso do Tiny SVG) geram e convertem imagens no XML do SVG. O engine então interpreta o XML, gerando a árvore DOM da estrutura gráfica da tela e renderiza-a.

Vantagens:
  1. Separação entre GUI e código da aplicação
  2. Simplicidade
  3. Universalidade
  4. Flexibilidade
A separação entre código e GUI é feita na medida que toda a modelagem gráfica de uma aplicação fica no XML. O designer, então, com uma ferramenta gera toda a estrutura de menus, tabelas, enfim, o layout da aplicação web, e passa o XML ao time de desenvolvimento, que só codificar a aplicação e ligá-la à interface gráfica via elementos DOM.
É claro que para usar o SVG para desenvolvimento web, precisaríamos criar uma camada para abstrair o mapeamento estruturas gráficas vetoriais <=> componentes web de tela.
Se é que já não existe.

A simplicidade deve-se ao uso do XML, uma merreca de arquivo texto que qualquer notepad abre.
Sendo um padrão W3C, a portabilidade é algo natural e inerente a todos os componentes SVGs.
Uma característica muito fera dessa tecnologia é que o posicionamento dos componentes gráficos na tela não é absoluto, possibilitando que uma mesma tela seja redimensionada automaticamente com a variação das dimensões de tela, algo extremamente necessária no desenvolvimento para celular. Neste caso, tem-se uma API em Java (JSR 226) que especifica um subconjunto do padrão SVG, a qual muitos celulares hoje em dia implementam.

A riqueza gráfica conseguida com esta tecnologia, principalmente no mundo ME, é infinitamente superior ao do MIDP, coitado.

Um comentário:

BrunoPedroso disse...

Só pra deixar os parabens, to acompanhando.